quarta-feira, 29 de abril de 2009

Um dia no teatro


“A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” – já ouviu ou leu?


Esta é uma obra de Luís Sepúlveda que os formandos do curso EFA- B3 puderam usufruir ao vivo, in loco.



Uma vez mais o Centro e a equipa pedagógica se colocam na dianteira e dão asas aos formandos para poderem voar numa actividade inovadora que até então não tinham usufruído.

Aprender a voar,…aprender a usufruir do momento, aprender a voar para novos caminhos, alargar os horizontes, são só alguns dos objectivos que a peça nos ensina, em mensagens sublimes que só chegam ao destino com o olho atento.

Quem pode levantar o dedo e dizer que tem tido, ultimamente, um momento para usufruir? Quem pode afirmar que tem tido um segundo para brincar como uma criança? A peça fala de um conjunto de gatos e gaivotas que personificam valores tais como a responsabilidade, a persistência, a confiança, o altruísmo, numa dança de valores contínua.

A expressão dos personagens permite-nos uma transposição para o nosso mundo e dá-nos a possibilidade de repensarmos as relações humanas, a forma como estamos com os outros, como usufruímos e nos envolvemos nas suas preocupações.

A gaivotinha, o gato Zorbas, o Sabetudo, a maré negra que matou a gaivota…Só com atenção e com um verdadeiro usufruto da peça é possível encontrar as mensagens que podem ser transportadas para cada uma das nossas vidas.
O meu gato Zorbas, um gato bom, altruísta, meiguinho, protector, amigo e persistente, …quem é o vosso gato Zorbas?
O meu gato Sabetudo, o gato da Enciclopédia, que para mim representa o conhecimento que está nos livros e que nem sempre responde a outras questões.
A gaivotinha, a pequena que queria ser gato e que não conseguia aprender a voar e quantas vezes cada um de nós se sente assim pequeno e inseguro em largar os laços e partir para outras paragens?

Tantas mensagens a retirar desta peça…

Adorei a oportunidade, estimei o convívio com os formandos.


Se puder, aproveite, hoje e vá ao teatro.


Marta Oliveira

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um dia Eléctrico!

Todos, mais uma vez, aceitaram o desafio do CFPSA para embarcarmos numa nova aventura: será uma nova turma EFA? um novo referencial para descodificar? um bolo de 3 andares para ajudar a fazer desaparecer?

Não! Uma proposta de Team Building... e, para mostrar que somos uma equipa todo-o-terreno, num Eléctrico!


Parabéns Equipa, mais uma vez à altura dos desafios lançados: os do dia-a-dia e não só!


Bom tê-los a bordo;)





sexta-feira, 10 de abril de 2009

Vamos Lá! Cócórocócó!


Caros Passageiros,

Bem-vindos, Wellcome, Bienvenue, willkommen, bienvenidos ao Eléctrico “Team-bulding!

Vamos dar inicio à nossa viagem. Esta tem início às 11.30hs e terminará às 12.30hs.
Durante o percurso ser-vos-á pedido um conjunto de tarefas, que esperamos cumpram com afinco, entusiasmo e prontidão.
Em equipa, organizem-se da forma que entenderem, tendo em conta que todos os elementos têm que colaborar e participar deste momento único.
Desfrutem e aqui vamos nós...
E foi assim que passamos um dia fantástico! Parabéns, Equipa!

“Rakkaus on kaunista. Ámen, Ámen!”




Quem? Nós? Grande Team!





Menina estás à Janela!!!!

Poema "O Douro" e Ai que "Ela" Cai....


Poema "Amor Ardente"

Relaxem e disfrutem da viagem!










Team Building "Electrico" CFPSA-Porto

Quando trabalhamos em TEAM, isso significa que somos coração e alma da equipa! TEAM nada mais é do que Together Everyone Achieves More, ou seja, Todos Juntos Atingimos Mais, atingimos o melhor... Temos vindo a fazer isso, no CFPSA - Porto. Trabalhando em sinergia a equipa alcançou fantásticos resultados. O prémio deste esforço é o brilho reflectido nas fotos que se seguem...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa com alma


Mais uma época festiva em que os doces nos abraçam...nas ancas e noutras áreas.


O CFPSA, uma vez mais e como era de esperar, lança iniciativas inovadoras e que nos enchem de vontade de trabalhar no feriado :)


As mediadoras, Ana Almeida e Lígia Carvalho arrancaram mais um coelho da cartola, um coelhão, devo dizer, uma iniciativa de louvar e que vai certamente reforçar o já óptimo envolvimento entre os formandos - Um dia de teambuilding.


Com antecedência e depois de mantido em segredo dos Deuses, somos confrontados com um flyer em que se divulga a iniciativa e respectiva data e ainda, o menu em termos de actividades e até, menu estomacal.


Cá estamos, são 10:44 e estamos todos desportivos.

Faltam os últimos combatentes que devem estar aí a chegar e lá vamos nós.


Prometo contar mais novidades.


Beijinhos a todos

Marta

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Óbidos visto pelos EFA!

Amizade, convívio e aprendizagem que ficarão para sempre gravados na minha memória, Benilde Moreira


No mundo do chocolate, com o tema Histórias de Amor, é inevitável não se sair apaixonado do mesmo, Dário Gonçalves

Que boa que é esta ginginha… é pá! Tanta gente… e eu aqui à espera de uma queijadinha, Jorge Peralta

Não gosto de chocolate! Amo chocolate, tudo com chocolate e até ver… derivado de chocolate fazem bem à alma e ao coração, porque:
Coração
Humano
Outrora
Cansado
Ofusca
Lentamente
Amor
Tentação
E


Nélia Coelho



Adorei os figurantes, mas a minha preferência foi os produtos de chocolate. Tinha tudo bom aspecto e não consegui resistir: tive de provar o arroz doce de chocolate. Foi o melhor arroz doce que já comi!, Patrícia Ramos


A visita a Óbidos foi um dia que tirei com muito aproveitamento. Para além do convívio, tive conhecimento de coisas que se pode fazer com o chocolate que desconhecia como, por exemplo, as hortaliças de chocolate, Rosa Ferreira

Em Óbidos vi várias maneiras de trabalhar o Chocolate que desconhecia, Ângela Tavares



Óbidos foi uma visita de estudo muito interessante e que contribuiu muito para o curso de Pastelaria, Sérgio Coelho


Dia do Chocolate, convívio e alegria em Óbidos, Cândido Macedo


Um dia de descobertas e conhecimentos de saberes e pessoas, Palmira Coelho


Viagem deliciosa, desde o convívio ao conhecimento, Vítor Oliveira


As artes feitas em chocolate… Um momento de convívio, Rosa Dias

Era uma vez... Óbidos!

Visitar Óbidos sempre foi para mim, como entrar numa realidade à parte do quotidiano dos nossos dias, fazendo-me acreditar, sempre que atravesso as suas muralhas, que algo fantástico pode aí acontecer! E, a Feira de Chocolate, consegue sempre concretizar essa ilusão!


São casinhas decoradas com todos os doces imagináveis que se espalham pelos pátios e praças, guloseimas que enchem a paisagem e que se passeiam, como que por um passo de mágica, pela vila, e esculturas, autênticas obras de arte de chocolate, que arrancam as nossas expressões de espanto e admiração.

E o que dizer, das verdadeiras tentações que o interior das autênticas “casinhas de chocolate” oferecem aos seus visitantes? Sentimo-nos na tentação de dar uma dentadinha em todas elas e, ainda por cima, sem qualquer bruxa má por perto prontinha a cozinhar-nos no caldeirão… ou talvez não.

Óbidos faz-nos acreditar que, efectivamente, a ilusão se pode tornar realidade!




Visita à Feira do Chocolate - Óbidos_2009


Há algum tempo que não me lembrava dos contos da infância... "A casinha de Chocolate" foi uma das primeiras delicias neste percurso achocolatado.

Entre sombrinhas, coelho gigante, bolachas, biscoitos ambulantes, avistámos o castelo, sem dragões, sem cavaleiros .... A palavra encantada era:

Viva o Rei - "O Chocolate"!

Lígia Carvalho, Mediadora EFA