quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO

Na última sessão de Linguagem e Comunicação, estudámos o tema do Acordo Ortográfico. Lemos e analisámos dois artigos do jornal "Público" sobre esta questão e depois de um debate, diga-se, aceso, elaborámos um esquema sobre as principais alterações linguísticas a serem operacionalizadas.
Deixamos aqui um repto: depois de ler o esquema, escreva a sua opinião sobre esta temática do Acordo Ortográfico.

Principais alterações na Língua Portuguesa (Portugal):

Alfabeto:São acolhidas e oficializadas as letras K, W, Y. Exemplos: Karaoke ,Windsurf, Yoga.

Maiúsculas > Minúsculas: Topónimos , meses do ano, pontos cardeais, tratamentos de cortesia, disciplinas do saber, em alguns casos facultativo. Exemplos: rua ciríaco cardoso, avenida dos aliados, setembro, norte, sul, senhor doutor, português, matemática.

Consoantes Mudas:Quando invariavelmente mudas, em algumas palavras a consoante cai. Exemplos: Egipto > Egito; Director > Diretor; Peremptório > Perentório.

Acentos Gráficos:A conjugação na terceira pessoa do plural do presente do indicativo de alguns verbos perdem o acento circunflexo.Também são banidos os acentos agudos e circunflexos que se mantinham em algumas palavras graves, que passam a não se distinguir graficamente. Exemplos: Têm > temVêm > vemVêem > veemPára>para Pêlo > pelo

Hífen: Quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com r ou s, cai o hífen e dobra-se a consoante.Quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa por uma vogal diferente, não se usa o hífen.Em excepção a estas regras está o prefixo co que se aglutina com o elemento mesmo que este inicie com o. Exemplos:
Contra-relógio > ContrarrelógioContra-almirante (mesma vogal)Antiaéreo (vogais diferentes)Co-ordenar > CoordenarPé-de-meiaCor-de-rosa.

Sem comentários: