sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Efaculinária!

A azáfama era grande quando chegamos: as panelas estavam ao lume e a fumegar, os fornos a terminar a sobremesa que não convinha deixar queimar.

“Cada grupo tem uma tarefa”, explica-nos o chefe Rui, enquanto passava mais uma travessa ainda borbulhante por nós. “Há um grupo responsável pelas entradas, outro pela sopa, outro pelo prato principal e ainda um responsável pela sobremesa”.

E a verdade é que lá estavam eles, os nossos EFA’s aprendizes de cozinheiros e pasteleiros compenetrados nas suas respectivas tarefas, muitas vezes tendo de partilhar o mesmo espaço, mas sem choques, sempre em harmonia.

A nossa visita inaugurava a Actividade Integradora mais “deliciosa” do curso, apreciada por equipa pedagógica e formandos: a EfaCulinária que procura dar a conhecer a todos os formadores os resultados da formação prática, convidando-os para sessões de degustação na cozinha e na pastelaria. Procura-se, assim, promover a motivação dos formandos, já que as suas iguarias são por todos apreciadas e conhecidas e, o envolvimento dos formadores que leccionam e desocultam habitualmente os saberes mais teóricos, mas que são tão importantes para o atingir de resultados na prática.

Como verdadeiros anfitriões, uma mesa estava já devidamente posta para nos receber. Começaram então a desfilar os vários e deliciosos pratos que, para memória futura, ficam no nosso paladar e em algumas fotografias, para mais tarde recordar e, esperemos, voltar a provar!

Sem comentários: