sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Visita EFA-NS à Biblioteca Almeida Garrett

No passado dia 20/07/2009, o nosso grupo Saberes e Sabores (Curso de Cozinha/Pastelaria EFA-NS) ausentou-se das instalações do CFPSA rumo à exploração da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Após uma caminhada pelas ruas da “nossa” Invicta, mais fatídica para uns, menos para outros, eis que chegámos ao Palácio de Cristal. Uma vez neste, contempla-se a paisagem que nos cerca durante o percurso até à biblioteca.
Aí, dividimo-nos em grupos de 3, tendo-nos sido atribuídas tarefas de análise dos métodos/processos de funcionamento da Biblioteca, complementadas não só com o realce dos aspectos positivos e negativos inerentes à mesma, mas também o que dessa observação seria útil para a nossa biblioteca.

Concluída a visita, são trocadas entre formandos e formadores as primeiras impressões, aspectos culturais de uma Agenda disponível na Biblioteca e os mais gulosos rendem-se às ofertas do parque, aproveitando para comer um “geladinho” enquanto se aguardava pelos restantes membros do grupo. Quando dada a reunião do mesmo, como não podia faltar, surge o “famoso momento kodac”. De seguida, agrupámo-nos no “rebordo” de um jardim, partilhando as análises e as perspectivas de cada grupo, assim como as ideias que se poderiam aplicar à nossa biblioteca.

Concluindo, a meu ver, foi uma experiência interessante e enriquecedora, que me permitiu ter outra perspectiva de uma Biblioteca, pois constatei que contrariamente à ideia formada por muitas pessoas, uma Biblioteca não é apenas um espaço de leitura/consulta e estudo, mas também um espaço de lazer, que nos pode proporcionar muito mais do que a leitura de um livro. Pode também ser um local de audição de um CD, visualização de um DVD, e estes podem ser requisitados na eventualidade de sermos sócios da Biblioteca.

Dário Gonçalves, EFA NS – Curso Técnico Cozinha/Pastelaria 23/07/2009

Sem comentários: