quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Visita à obra Social Nª Srª da Boa Viagem

No dia 10 de Dezembro, a turma "Mil Sabores", visitou a Obra Social Nª Srª da Boa Viagem, tornando a manhã desse dia, bem diferente...
A visita foi preparada com antecedência pelos alunos, que com muito amor e dedicação, elaboraram postais de Natal, enriquecidos com poemas e mensagens, oferecendo-os, juntamente com os deliciosos docinhos preparados no Centro de Formação, aos utentes da Instituição.
A caminhada foi feita com muita alegria, a recepção calorosa, a interacção gratificante e o clima, de SOLIDARIEDADE.
A chegada foi igualmente entusiasmante, fomos recebidos por um grupo de simpáticos Pais Natal que animavam a Baixa da nossa Cidade.
Ficam aqui pedaços de algumas emoções e momentos registados...


"Foi uma experiência diferente e gratificante, já que, com as nossas acções, levamos carinho..." (Fernanda)


"Para mim foi muito importante a visita, vi outra realidade que desconhecia..." (Lurdes)


"Foi uma visita muito importante, fez-me reflectir sobre o futuro..." (Rosa)

"Foi um passeio de muita alegria e reflexão..." Artur

"Foi uma experiência muito boa, vai fazer de mim uma pessoa mais humana e ciente da realidade..." (Aníbal)

"Foi gratificante estar com pessoas que me fazem lembrar a pessoa maravilhosa que é a minha avó..." "...o dia 10 de Dezembro de 2009, um dia que nunca esquecerei..." (Henrique)

"Estavam todos satisfeitos com a nossa presença, levamos postais feitos pelo grupo, e também bolachas para delícia deles..." (Emília)



" Só engrandecemos o nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de

cidadãos do mundo."


Ghandi



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Feliz Natal


A turma EFA B3 "Mil Sabores" empenhou-se bem a elaborar postais de Natal e a redigir mensagens e poemas. Partilhamos aqui convosco alguns que seleccionámos.

Natal de Todos

Natal do desarrumo
Natal de quase todos
Mas amargo para muitos
As luzes se acendem
Iluminando ainda mais a miséria dos sem abrigo
Tantas luzes lindas
Muita energia desperdiçada
Esquecendo o mais importante:
a fome dos que mais precisam
E a verdadeira tradição de Natal,
A Paz e o Amor ao Próximo!

---
Esta turma de resistentes
Deseja-vos um bom Natal!
E deste Natal ao próximo
Prometemos Mil Sabores inesqueciveis,
de sabores doces e amargos,
que farão de nós
os futuros profissionais de sucesso!
---

Aos que nunca tiveram um Natal,
para os que estão longe das familias.
Acreditem tudo tem uma finalidade nada é por acaso nada é por azar,
tudo é aprendizagem faz parte do nosso percurso de vida,
acreditem também em vós e aprendam com a vida!
Desejo-vos um Feliz Natal e que o próximo Ano seja muito melhor!

Boas Festas!

Artur Ribeiro

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reflexão sobre Ciência


"Ciência, um vasto mundo, uma causa da evolução do Homem!
Efectivamente, podemos indicar a Ciência como uma das principais causas da evolução do Homem ao longo dos anos, senão a principal, posteriormente ao facto do Homem, ser um ser inconformado. Daí, pode-se concluir que a inconformidade do Homem, como ser, deu origem ao que chamamos hoje de Ciência e Tecnologia que daí surgiu perante a Sociedade.
Esta, foi evoluindo ao longo dos anos, dividindo-se em várias “partículas”, consoante a sua expansão, novas áreas em estudo e aplicações. Se fizermos uma pequena retrospectiva aos nossos antepassados e compararmos aos dias de hoje, constatamos essa mesma evolução, apercebendo-nos quão útil foi, continua e continuará a ser a Ciência. Pois, todos os dias lidamos com a mesma, desde o simples acordar com o som do despertador em vez do galo, passando pelo aquecer do leite no micro-ondas (visto ser mais rápido do que no fogão), a viagem num transporte para o trabalho em vez de irmos a pé, o verificar de um email, etc… E evidentemente, como humanos que somos, iremos querer futuramente mais e melhores condições e meios para o dia-a-dia. O que para tal, cabe a cada um de nós encontrar a “nossa área científica” e contribuir para o seu desenvolvimento e inovação. "


Texto para a disciplina Sociedade, Tecnologia e Ciência por, Dário Gonçalves, formando turma EFA-NS Técnico de Cozinha e Pastelaria

COZINHANDO COM CIÊNCIA





Gobelés por copos e varetas por colheres de pau!

Primeiro foram os átomos e as moléculas, as reacções químicas na cozinha, depois os ácidos, agora a gastronomia molecular. O bichinho da ciência já se instalou e já despoletou uma reacção em cadeia imparável: quanto mais se sabe mais se quer saber.

Esparguete de Groselha
Caviar de Menta
Caviar de Vinagre Balsâmico,
Gelado Molecular de Morango,
Emulsão de Chocolate,
Emulsão de Limão,
Pipocas Líquidas
e Cocktail de ADN de Morango!

Foram estes os pratos que constaram da ementa preparada pelos “quasi-cozinheiros” do grupo “Saberes & Sabores” (curso EFA-NS), no workshop assombroso de Gastronomia e Cozinha Molecular que decorreu no Visionário no dia 17 de Novembro.




De entre tubos de ensaio, pipetas e gobelés, batedeiras e varinhas mágicas, banhos de cálcio e seringas, e “caldeirões fumegantes” como que saídos de um filme de Halloween, eis que surgem pratos coloridos e inesperados, que brincam com os todos os sentidos destes cozinheiros, que de bom grado provaram e esmiuçaram (sim, a palavra está na moda!) odores, sabores e texturas invulgares…


Mais que nunca, o nome escolhido há muito pelo grupo para se fazer representar (Saberes & Sabores) caracteriza bem o espírito desta fantástica turma. Sempre ansiosos por saber mais e melhor os fenómenos por trás de algo tão “banal” como é cozinhar, e sempre desejosos por provar, por experimentar novos sabores, novas pérolas.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Halloween assombrou o CFPSA Porto!


Convite lançado e bruxas, fantasmas, vampiros e outras criaturas surgiram para o almoço e convívio fantasmagórico do CFPSA Porto!
Não faltaram os víveres apropriados à ocasião: lesmas de morango, bolachas-sepultura, bolos aranaha, abóboras e dedos de bruxa!
Um assombroso convívio!!!!

Halloween assombrou o CFPSA Porto!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"Conseguimos"!!
Parabéns, Efinhas!
Jantar - Curso EFA-B3 Pastelaria/Panificação
Grande Pose!!!

E porque hoje é Segunda- Feira!

Poderia ter sido outro dia desta semana, mas hoje, não circularam pelo Centro os nossos efinhas... O curso terminou! Mais um grupo de pessoas. Mais um conjunto de profissionais. Mais um conjunto de lembranças, de momentos de saberes, de trocas e partilha de experiências. Durante 15 meses somaram-se vivências, dividiram-se dificuldades, multiplicaram-se as competências. Muitas risadas ecoaram pelos corredores, algumas lágrimas, dissabores... Estivemos juntos, sim! Com expectativas, com desejos, receios, mas estivemos lá! Muito obrigada, Efinhas! Para todos os que fizeram parte deste projecto, desejo muitos sucessos recheados com muitas alegrias. Parabéns!
E porque hoje é Segunda- Feira!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As Crónicas de um Muffin de Chocolate

Muffin. Um nome a fazer lembrar uma personagem do tão aclamado "Senhor dos Anéis". Este não dos anéis, mas senhor da pastelaria, com a sua forma de cogumelo de sabor intenso a chocolate, com textura suave e felpuda.
Ele é rebelde e macio no acto de amassar, mas obediente e fiel na hora de levar ao forno.
Em toda a sua envolvência demonstra orgulho da sua camada cremosa, como se do queque quisesse fazer troça.
Por isto e por muito mais é ele o Senhor dos Pastéis!
E foi assim, na sexta-feira dia 10 de Julho, que a turma EFA-Nível Secundário de Técnico de Cozinha e Pastelaria, celebrizou e prestou homenagem a este senhor, o já célebre Muffin de Chocolate!
--------
Exercício de Escrita e Cristividade em Cultura, Língua e Comunicação
por, Vítor Oliveira, formando turma EFA-NS Técnico de Cozinha e Pastelaria

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A mediação escolar

O conflito como uma oportunidade de desenvolvimento


A escola é um espaço relacional, um local onde trabalham e convivem uma série de pessoas que se entrecruzam diariamente. A escola é igualmente um espaço que se insere e se encontra em ligação com um determinado contexto exterior, contexto este que também influencia o espaço escola.
Perante esta matriz de relações internas e externas à escola, manter a convivência entre todas elas não é tarefa fácil. A existência de conflitos é inevitável
às relações humanas, aos seus diversos contextos, na sociedade e no mundo profissional, e as escolas e centros de formação não são excepção.
Estes momentos de conflito não têm, no entanto, que ser vistos como algo negativo.


O conflito é um processo relacional em que se produzem inter-relações antagónicas, mas pode ser uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento. G. Simmel (cit in Bonafe-Schmitt) refere-nos inclusive que o “conflito é uma forma de socialização que participa na estruturação das nossas sociedades”. «O facto de a paz significar a ausência de qualquer tipo de violências, não tem a ver com a inexistência dos conflitos. A paz nega a violência embora os conflitos façam parte da vida» (Jares cit in Simão & Freire, 2007).


A questão é que, na maioria das vezes, o conflito é percepcionado como negativo, como uma ameaça, algo que perturba e que, como tal, deve ser evitado. É também, muitas vezes, confundido com as suas possíveis consequências como a agressividade ou a violência. O conflito não tem, no entanto, necessariamente de degenerar em violência.
Quando tal acontece é porque houve um fracasso na transformação de um conflito como oportunidade de crescimento.


A forma como perspectivamos o conflito e como o encaramos é preponderante para a promoção da sã convivência (Torrego, cit in Pinto da Costa, 2008). Assim, a modificação da percepção negativa, adversarial e competitiva do conflito é um desafio a enfrentar pelos actores educativos. Trata-se de aprender a trabalhar com o conflito e não contra ele, aproveitar para saber resolvê-lo de forma conjunta e pacífica e a considerá-lo também como uma oportunidade pedagógica, como mais um elemento da aprendizagem dos alunos, útil para a sua vida presente e futura (Jares, Bonafe-Smith, Vinyamata, Boqué, cit in Pinto da Costa, 2008).


A utilidade e importância desta questão para os contextos educativos e para a promoção de uma educação para a convivência, tornam os princípios da mediação e especificamente da mediação escolar, extremamente relevantes no contexto dos cursos EFA igualmente. Os seus objectivos cruzam-se com os objectivos pedagógicos de promoção da cidadania, de uma aprendizagem democrática, contextualizada e de interrelação com a sociedade circundante. Cruzam-se também com a dimensão afectiva e cognitiva dos EFA, da sua equipa pedagógica e, especificamente, do papel dos mediadores EFA.

Continua...

Ana Almeida
Mediadora EFA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Visita EFA-NS à Biblioteca Almeida Garrett

No passado dia 20/07/2009, o nosso grupo Saberes e Sabores (Curso de Cozinha/Pastelaria EFA-NS) ausentou-se das instalações do CFPSA rumo à exploração da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Após uma caminhada pelas ruas da “nossa” Invicta, mais fatídica para uns, menos para outros, eis que chegámos ao Palácio de Cristal. Uma vez neste, contempla-se a paisagem que nos cerca durante o percurso até à biblioteca.
Aí, dividimo-nos em grupos de 3, tendo-nos sido atribuídas tarefas de análise dos métodos/processos de funcionamento da Biblioteca, complementadas não só com o realce dos aspectos positivos e negativos inerentes à mesma, mas também o que dessa observação seria útil para a nossa biblioteca.

Concluída a visita, são trocadas entre formandos e formadores as primeiras impressões, aspectos culturais de uma Agenda disponível na Biblioteca e os mais gulosos rendem-se às ofertas do parque, aproveitando para comer um “geladinho” enquanto se aguardava pelos restantes membros do grupo. Quando dada a reunião do mesmo, como não podia faltar, surge o “famoso momento kodac”. De seguida, agrupámo-nos no “rebordo” de um jardim, partilhando as análises e as perspectivas de cada grupo, assim como as ideias que se poderiam aplicar à nossa biblioteca.

Concluindo, a meu ver, foi uma experiência interessante e enriquecedora, que me permitiu ter outra perspectiva de uma Biblioteca, pois constatei que contrariamente à ideia formada por muitas pessoas, uma Biblioteca não é apenas um espaço de leitura/consulta e estudo, mas também um espaço de lazer, que nos pode proporcionar muito mais do que a leitura de um livro. Pode também ser um local de audição de um CD, visualização de um DVD, e estes podem ser requisitados na eventualidade de sermos sócios da Biblioteca.

Dário Gonçalves, EFA NS – Curso Técnico Cozinha/Pastelaria 23/07/2009

Efaculinária!

A azáfama era grande quando chegamos: as panelas estavam ao lume e a fumegar, os fornos a terminar a sobremesa que não convinha deixar queimar.

“Cada grupo tem uma tarefa”, explica-nos o chefe Rui, enquanto passava mais uma travessa ainda borbulhante por nós. “Há um grupo responsável pelas entradas, outro pela sopa, outro pelo prato principal e ainda um responsável pela sobremesa”.

E a verdade é que lá estavam eles, os nossos EFA’s aprendizes de cozinheiros e pasteleiros compenetrados nas suas respectivas tarefas, muitas vezes tendo de partilhar o mesmo espaço, mas sem choques, sempre em harmonia.

A nossa visita inaugurava a Actividade Integradora mais “deliciosa” do curso, apreciada por equipa pedagógica e formandos: a EfaCulinária que procura dar a conhecer a todos os formadores os resultados da formação prática, convidando-os para sessões de degustação na cozinha e na pastelaria. Procura-se, assim, promover a motivação dos formandos, já que as suas iguarias são por todos apreciadas e conhecidas e, o envolvimento dos formadores que leccionam e desocultam habitualmente os saberes mais teóricos, mas que são tão importantes para o atingir de resultados na prática.

Como verdadeiros anfitriões, uma mesa estava já devidamente posta para nos receber. Começaram então a desfilar os vários e deliciosos pratos que, para memória futura, ficam no nosso paladar e em algumas fotografias, para mais tarde recordar e, esperemos, voltar a provar!

Dobrada à Moda do Porto

Dobrada à Moda do Porto

Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.
Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.
Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo ...
Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-mo frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.
Álvaro de Campos, in "Poemas" Heterónimo de Fernando Pessoa

Caça ao livro dos EFAs!

Este ano a Feira do Livro do Porto teve a brilhante ideia de trazer as editoras e os seus livros para a sala de estar da cidade e, assim, contribuir com mais um evento para a Baixa em Alta!
Ora, estando a Feira a decorrer bem à frente das janelas do CFPSA Porto, não pudemos deixar de “provocar” os nossos EFAs para partirem à descoberta da mesma através de uma actividade no terreno: a Caça ao Livro!
Assim, em diferentes grupos pedagogicamente misturados, lá partiram EFAs Básico e Secundário com vista a concluir com sucesso e dentro do tempo proposto a Caçada…
Resultado final: 5 livros em proposta para aquisição, muita gargalhada, diversão e, sobretudo, capturou-se aquele bichinho… o da leitura!
















A construção de uma obra-prima!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Auto da Índia

Apesar de não ter sido possível irmos ao Teatro ver esta peça de Gil Vicente, estivemos a ver este vídeo, o qual partilhamos convosco!
http://www.youtube.com/watch?v=TBcI8vCKN1M

quarta-feira, 22 de julho de 2009

TEATRO - Auto da Índia




Em Linguagem e Comunicação, estivemos a estudar o Texto Dramático. Aprendemos as origens do Teatro e conhecemos melhor o "pai" do teatro português, Gil Vicente. Também estudámos uma as suas obras: o "Auto da índia".


As Formandas Goreti e Glória escreveram acerca da peça:
É uma das peças de Teatro de GIL VICENTE, levada a uma cena em 1509 em homenagem à Rainha D. Leonor.
GIL VICENTE possivelmente nasceu em Guimarães no ano de 1465, tendo falecido em 1536, em Évora, onde está sepultado no Mosteiro de S. Francisco.
Diz-se ser o pai do Teatro Português, graças às suas obras. A farsa chamada "AUTO DA ÍNDIA" pode dividir-se em três partes:
  1. A mulher (Constança) espera com ansiedade que o marido parta. A sua angústia só termina quando a Moça lhe traz a notícia da largada da frota.
  2. O adultério. A mulher livre do marido, entrega-se a uma vida de prazer e luxúria, cometendo adultério com um castelhano fanfarrão e com o seu antigo pretendente chamado Lemos.
  3. A expectativa da chegada. A mulher deseja que o marido não regresse. Mas isso não acontece. A Moça anuncia, há três anos, que a frota partiu e o marido termina assim o seu triénio de serviço. Aquando do seu regresso a mulher mente ao marido, conta-lhe uma falsa vida de tristeza e de saudade que teve durante a sua ausência.

De um modo muito geral e em jeito de síntese, pode-se concluir que esta peça procura criticar situações e comportamentos sociais tais como:

  • Degradação moral da familia, traduzida no adultério, faclitado pela ausência prolongada dos maridos envolvidos na aventura colonial;
  • Motivações egoístas e interesseiras da expansão ultramarina;
  • Materialismo da sociadade, traduzido na busca de um enriquecimento rápido;
  • Culto das aparências, com as pessoas a procurarem ostentar uma posição e uma riqueza que, de facto, não possuem.









sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quem vem e atravessa o rio...

Realizamos uma visita de estudo ao Porto - Património Mundial.

A visita exigia preparação física mas os Efinhas estiveram à altura...

Ficam aqui algumas fotos, seguidas de alguns comentários dos formandos sobre esta "caminhada" pela história da cidade.

Comentários dos formandos:
Gostei muito da visita. Fomos visitar locais que eu não conhecia. Agradeço ao CFPSA por este passeio. (José Fernandes)
Uma visita ao centro histórico do Porto e de V. N. de Gaia que veio enriquecer ainda mais os meus conhecimentos destas duas zonas, em especial, as ruelas envolventes ao antigo Arco de Sant'Ana. (Rogério)
Foi uma visita interessante e gostava que o meu País fosse mais conhecido pela sua cultura e história, que é muito rica. Aproveito para dizer que tivemos um bom guia turístico. (Lurdes Pires)
Adorei a visita de estudo principalmente a paisagem da Serra do Pilar que é muito linda . Mais iniciativas como estas haviam de se realizar mais vezes . (Armandina)
Da manhã de hoje o que mais gostei foi de ter subido à Serra do Pilar pois tem uma vista fantástica. (Bruno Cardoso).
Gostei muito, foi muito interessante ficar a conhecer mais sobre alguns sítios do Porto, e ver a beleza desta cidade. A arquitectura das igrejas e das casas é lindíssima... Diverti-me muito. (Patrícia Teixeira)
Foi um dia muito importante porque ficámos a conhecer sítios que para alguns pode não dizer nada, mas que têm muita importância para todos nós portugueses. (Nuno Brito)
Gostei muito da visita ao Mosteiro da Serra do Pilar. (Glória Dias)
No meu ponto de vista esta visita resume-se numa só palavra- fascinante, pois trata-se um pouco da história do Porto. (Pedro Silva)
A visita foi espetacular! Eu sendo natural da cidade do Porto, foi com grande prazer que fui descobrir o centro histórico da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia. O palácio da Bolsa, Igreja dos Grilos, a casa do Infante D. Henrique, são obras de arte. A cidade do Porto é património mundial da cultura. Dou uma sugestão aos portugueses se quiserem ir de férias - vão para fora cá dentro! Muito obrigado ao CFPSA e ao seu formador por esta visita. Vale bem o tempo dispendido. (Amilcar Gomes).
A visita de estudo foi muito rica pela cultura histórica e a beleza da imagem da cidade do Porto que é Património Cultural da Humaninadade.(Augusto Maia).
Eu, Eugénio Mota venho em poucas palavras louvar a direcção do curso de formação pela actividade deste dia. Valeu por toda a actividade elaborada destacando-se a visita aos lugares históricos, Porto 10-07-2009. (Eugénio Mota).
A visita ao centro histórico do Porto proporcionou-nos, visitar grandes obras: Sé, Palácio da Bolsa, Igreja dos Grilos, Casa do Infante. Para além disso foi o convívio em todo o percurso. (Palmira Costa).

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A todos os meus queridos formandos

Todos conseguimos fazer magia, é preciso querer e lutar por esse objectivo.
Muitos beijinhos a todos,
Prof. Marta Oliveira (Informática)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Actividade integradora: Realização de um programa de TV e de Rádio

A Formanda Palmira Costa descreveu esta actividade integradora:

Hum... Duas semaninhas de muito trabalho, finalmente chegou o dia 29 de Maio!
Dez horas, entrámos no Museu dos Transportes e Comunicações.
Muito nervosismo à mistura, entram apresentadores que mais pareciam profissionais; Tony Manuel com as suas bailarinas estavam imparáveis.
Em seguida, muito me ri com Anacleto Musgueira, surpreendente o nosso Augustus e não podiamos ficar sem uma dose de meteorologia com Dina La Coste. Mas graça teve, foi o nosso telespectador da Madeira, António Arménio!
Assim 30 minutos se passaram na televisão e fiquei bastante satisfeita por toda a dedicação e muito entusiasmo, mas principalmente a união entre formandos todo este tempo de preparação do trabalho realizado.
De seguida, avançámos para a rádio. Foi um sucesso, tudo muito bem organizado. O debate sobre a regionalização onde tinhamos convidados muito especiais foi muito interessaante e não podiam faltar momentos de humor que foi a nossa publicidade.
Adorei!!!...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Quadras de S. João



Hoje realizámos um concurso de quadras de S. João. Todas as quadras foram a votos e as vencedoras foram as da Formanda Glória Dias.












Ó meu rico S. João,

junto com todos os santos,

eu hei-de ir à tua festa

nem que seja de tamancos!


Na noite de S. João,

deitam-se foguetes no ar;

come-se a sarinha assada

e vamos todos bailar!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Novidades frescas STC5 - TIC

Viva as pescadinhas de rabo na boca!
Confusos?
Pois bem, estamos num blog, a inserir e comentar artigos e na sessão de hoje os fantásticos formandos do curso EFA-NS criaram e promoveram os seus blogs fresquinhos e acabados de sair do forno.
Ainda tímidos e algo humildes, esperam que os bolos cresçam para os mostrar ao público. Por agora, temos uma fornada experimental de novos blogs que, esperamos, estejam repletos de fermento para que cresçam e se expandam.

Marta Oliveira (formadora de Informática)

terça-feira, 2 de junho de 2009

CFPSA 24 horas: Feira da Maia

Uma semana após a Feira Profissional de Matosinhos, eis que o CFPSA se instala com geleias e chocopan na Feira das Oportunidades na Maia!

E, desta vez, uma novidade: o CFPSA em pessoa esteve, nestes dias de 14, 15 e 16 de Maio, disponível para o público das 8h00 às 23h00!


Assim, em Terras do Lidador, o CFPSA deu a provar um pouco do que vai levedando na sua estufa de Pasteleiros e Cozinheiros e, o som dos espectáculos de Hip Hop e Pop Rock que animaram a Feira, marcaram o ritmo das decorações dos nossos aprendizes de Pasteleiro, ou será mesmo feiticeiro? Afinal, com uns pozinhos de… farinha, e mais uns ovos de… pacote, saem maravilhas dos seus caldeirões.

Feira Matosinhos 2009

Este ano o CFPSA voltou a marcar presença na Feira de Profissional de Matosinhos, que decorreu no Parque Basílio Teles nos passados dias 7 e 8 de Maio.
Em dois dias de muito público, miúdos e graúdos tiveram à sua disposição um variado conjunto de ofertas a nível profissional: desde as atarefadas colegas dos cursos de Cabeleireiro, que não tiveram tesouras a medir, aos colegas que refrescaram e alegraram com Cocktails “ligeiros” estes primeiros dias de Maio.


E o que dizer dos incansáveis formandos do CFPSA que, compenetrados e assumindo com todo o profissionalismo o seu papel, mostraram que, afinal, os Pasteleiros fazem-no melhor no que diz respeito a atrair visitantes à sua barraquinha, e foi vê-los decorar bolos, fazer rosas de aspecto bem apetitoso e distribuir bolinhos “made in CFPSA” a todos os que descobriam as migalhas que levavam à casinha do CFPSA.

Siga o caminho das migalhas e venha visitar-nos também!



EFA's na TV e Rádio

O mundo da televisão é um “bichinho” que cativa muitos dos que por lá passam e, desta vez, apanhou os nossos EFA B3 e todos os que pessoalmente, ou através da Caixinha Mágica, assistiram ao novo líder de audiências: o Praça EFA B3!



Após semanas de trabalho, dias de ensaio e 20 minutos de programa que espelharam todo o empenho e dedicação da turma neste Tema de Vida, formandos e equipa pedagógica estão de Parabéns!